terça-feira, 17 de abril de 2007

e$perança


Não é só filme que possui continuações em partes 2, 3... ou “o retorno” de seus títulos originais. Algumas novelas parecem, também, ser continuações (tudo bem que nem sempre explícitas ou bem sucedidas) de tramas anteriores.

O sucesso de Terra Nostra, por exemplo, com os imigrantes italianos como pano de fundo, foi o principal responsável por “Esperança”. Como o próprio nome diz, esperançosos ficaram Reynaldo Gianecchini e Priscila Fantin em repetir o sucesso da novela anterior. Os sotaques, o romance e o próprio estilo eram iguais; só mudaram os atores (talvez o problema esteja justamente aí; o público sentiu falta do casal Giuliana e Matheu em “Terra Nostra – A Esperança do Retorno”).

Outra novela atual que parece ser uma continuação de outra trama anterior é “O Profeta”. Numa forma masculina de Serena, Marcos (Thiago Fragoso), vê e ouve coisas de outro mundo. De maneira mais branda, podemos, então, identificar alguns elementos muito parecidos nos dois enredos: novelas de época, núcleos cômicos, casais principais ligados ao tema da espiritualidade e o ex-Fama, Ivo Pessoa, soltando a voz em refrões lentos e fáceis de se acompanhar.

Para finalizar, não posso deixar de citar “Floribella” primeira, segunda e terceira temporadas. Como não só de Rede Globo vive o telespectador, a Bandeirantes apostou na boa audiência (principalmente do público infantil) e lançou diversas continuações da novela inicial, gravando, inclusive, trilhas musicais divulgadas em shows por todo o país.

A fórmula, enfim, é a seguinte: se deu ibope, repete-se (mesmo que com outros títulos e outras caras)! Nem sempre dá certo, tudo bem! Às vezes, é só “Esperança” de encher o bolso mesmo. Mas não custa nada tentar, afinal de contas, além d’O Profeta, ninguém consegue prever o sucesso do futuro.


por Juliana Lopes.

Nenhum comentário: