quarta-feira, 30 de maio de 2007

História de Terror


Depois de insistir em temas espiritualistas com “Alma Gêmea” e “O Profeta”, a Rede Globo parece ter mudado o enfoque dos fenômenos sobrenaturais que vinham se perpetuando no horário das seis. A nova novela “Eterna Magia” é uma mistura de elementos macabros e místicos, com um clima meio trash.

Alguns personagens da trama causam medo no público, mas não pelos fenômenos esotéricos que os envolvem, e sim pelo seu visual (roupa, cabelo e maquiagem). O que é Cássia Kiss nessa novela? E aquela velhinha que fica abordando Malu Mader?

Além do aspecto visual, outro elemento esquisito pertencente à novela das seis são os rituais de bruxaria que circundam alguns personagens (a exemplo de Eliane Giardini). Nesse contexto, o fator essencial de suporte para a construção de tais fenômenos místicos é o nosso grande mago, Paulo Coelho! Figura por si só já meio macabra, aquelas roupas escuras e aquela fala baixa, decorada e pausada criam pânico em qualquer espectador com sensibilidade razoável.

Bruxaria, mago-escritor, roupas e maquiagem macabras constituem, portanto, os elementos nos quais se baseiam “Eterna Magia”. Saindo da questão espiritual que vinha guiando as novelas das seis, tal trama parece mais ser uma adaptação do “best seller Brida”.

por Juliana Lopes

Nenhum comentário: